O quanto temos de Narciso

Você já ouviu falar em narcisismo? Esse termo é utilizado para designar uma teoria da psicanálise desenvolvida por Sigmund Freud. Narciso, foi um personagem da mitologia grega que se apaixonou pela sua imagem refletida na água. Segundo a mitologia o jovem Narciso se debruçou sobre sua imagem até a morte. Para a Associação Americana de Psiquiatria narcisismo é um transtorno de personalidade.

Citei as informações anteriores não com intuito de taxar as pessoas, muito menos identificar transtorno de personalidade. Meu interesse é trazer a memória a importância de percebermos o meio em que vivemos e refletir o quanto temos de Narciso.

Nietzsche falou que “Falar muito de si mesmo pode ser também um modo de se esconder,” pensando nessa afirmação noto o quanto nos escondemos nas coisas em que fazemos. Na verdade não vejo erro nisso, até mesmo porque temos um ego a proteger, porém,  fico pensando o quanto tais ações reflete nossa autenticidade.

Saber lidar com o  seu “eu” sem comprometer o outro requer muito esforço, viver somente em prol do interesse particular fragiliza o social. Penso que quando assim o fazemos de certo modo estamos nos martirizando já que somos seres que vive em coletivo. Desenvolver uma sociedade justa se faz necessário buscar o interesse mútuo. É zelando pelo o direito do outro que garantimos o nosso.

Narciso ensoberbecido pela sua beleza não soube distinguir sua imagem. Para não cometermos o mesmo erro de Narciso precisamos saber o que é nosso e o que é do outro, onde começamos e onde terminamos.  Uma sociedade onde o outro não é percebido, onde os interesses  próprios sobrepõem a do coletivo, onde a beleza individual independe da do outro é sem dúvida uma sociedade fragilizada.

Eliab Xavier

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surgimento de um fenômeno surreal numa pequena cidade que as autoridades mundiais tentam desvendar

Valide sua História

Lúcido e transtornado