Você tem que...


Vivemos bombardeados de conselhos, para tudo tem uma resposta definida, tais conselhos muitas vezes chamamos de dicas, orientações ou a coisa certa a se fazer. Tanto ouvimos como damos dicas, parece que temos uma necessidade em dar nossas opiniões a cerca de tudo que nos cerca. 

Não estou falando das orientações de profissionais que são pautadas em métodos científicos, mas nas corriqueiras. Vivemos tão preocupados com o certo a se fazer que deixamos de tentar, preferimos ouvir o outro sobre o certo e quando não o procuramos somos criticados por não procurar. Para o senso comum, para tudo há um modo certo de se fazer as coisas.

Enquanto buscamos viver em padrões pré-estabelecidos deixamos de ser criativos, deixando de produzir o novo, passamos a ser "iguais" e ignorar o diferente. Parece que cuidar de nossa vida não é o suficiente, passamos a olhar para o outro e apontar os erros segundo a nossa ótica do que seja o correto.

Esse modo de vida nos impede de lidar com os desiguais, criamos fronteiras simbólicas que nos separam uns dos outros, e nos impedem de crescermos como pessoa.

Tornamos-nos mais felizes quando deixamos de fazer julgamentos alheios, somos mais livre e dono de nossa própria vida quando tentamos algo de modo diferente, e sem sombra de dúvida aumenta a nossa auto-estima quando assim fazemos.

Uma das coisas por não tentarmos da nossa forma é o medo de errar e de se expor ao ridículo, como se fosse possível sermos assertivos em tudo em que fazemos. O perigo de não tentar o novo é não poder fazer novas descobertas.

Não desejo passar a idéia que os conselhos são inválidos, mas que vale apena tentar investir naquilo em que acreditamos e deixar que o outro também possa tentar ao seu modo, sem que necessariamente tenhamos que dar nossas opiniões. O que seria da sociedade se não nos reinventássemos durante o tempo?


Eliab Xavier

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surgimento de um fenômeno surreal numa pequena cidade que as autoridades mundiais tentam desvendar

Valide sua História

Lúcido e transtornado